Design japonês em destaque na Avenida Paulista

Quem estiver de passagem por São Paulo não pode deixar de conhecer a mais nova casa de design na Avenida Paulista: a Japan House. O centro de arte, cultura, gastronomia e tecnologia está instalado no número 52 e inaugura neste sábado, dia 6.

A construção tem como objetivo aproximar a cultura brasileira da contemporânea cultura japonesa. “A Japan House pretende ser um local flexível e diversificado, dinâmico e ativo. Não é apenas um edifício com diversas atividades, nosso objetivo é que seja um local de criação de novas ideias e estabelecimento de novas relações”, disse Naoto Nakahara, Diretor de Comunicação do Ministério das Relações Exteriores do Japão.

A casa é assinada pelo arquiteto Kengo Kuma. A fachada foi criada por cinco artesões especializados em madeira Hinoki, pinheiro nativo do Japão. A Japan House receberá 8 exposições com curadoria de Marcello Dantas. A primeira tem como foco o bambu: "A cultura japonesa valoriza o silêncio, se mostra através de atitudes sublimes, sem grande alarde. O bambu é onipresente. A cerimônia do chá, por exemplo, é impossível sem ele. O bambu está lá, mas ele não fala alto”, diz Dantas.

Por lá, também estarão abertos espaços para bibliotecas, lojas, restaurantes, cafés e workshops. O premiado chef Jun Sakamoto já está á comando do Imi Café e do restaurante Junji Sakamoto. Também estão abertas as lojas Furoshiki e Japan Madoh, ambas com curadorias especializadas de ítens tradicionais japoneses. Fica a dica!

 

Serviço:

JAPAN HOUSE – São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 52
Abertura: 6 de maio
Horários: terça a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
Entrada gratuita.