Ines Schertel em exposição

Ines1.jpg

Começa hoje (12) a primeira exposição individual da designer Ines Schertel. Batizada de Slow Design, a mostra acontece em Lisboa com 21 de suas peças – algumas inéditas – na galeria Espaço Espelho d’Água.

Schertel é um dos nomes que abrilhantam o acervo d'A Maison Home. A lã natural é a matéria prima essencial de suas criações, sendo estas confeccionadas pela própria gaúcha no interior do Rio Grande do Sul. Por lá, onde mora, ela cria um rebanho de aproximadamente 300 ovelhas, cuidadas por Inês desde seu nascimento.

Ela mesma quem realiza o processo de tosquia para obtenção da lã e, em seguida, parte para um processo manual de feltragem – a técnica de fricção das fibras que dá origem ao tecido final utilizado para produção de seus trabalhos. Sua técnica é considerada ancestral e Schertel foi até o Quirguistão, na Ásia Central, para aprendê-la, junto aos artesãos das tribos nômadas. Até mesmo a cor de suas peças é introduzida de maneira natural, através da extração de pigmentos naturais da mata de araucária.

É justamente este extenso processo criativo que originou o nome de sua exposição. Slow Design define seu trabalho, produzido manualmente desde o princípio e com técnicas sustentáveis. Através de suas obras, Inês celebra o encontro entre a tradição ancestral e a contemporaneidade.

 

SERVIÇO:

Exposição Slow Design, por Ines Schertel
Onde: Av. Brasília,  210 – Belém – Lisboa – Portugal (Espaço Espelho D’Agua)
Quando: de 13 de abril, às 8h, até 29 de maio, às 17h. Diariamente, das 11h à meia-noite com entrada
 gratuita.
Evento no Facebook