Como escolher a cúpula ideal para o tamanho do abajur?

Se você tem um abajur sem cúpula guardado em algum cantinho da casa, ou simplesmente deseja dar uma nova cara para a sua peça, saiba que existem duas regras de ouro que facilitarão a sua vida na hora de buscar um novo modelo para o objeto.

Seja para auxiliar no momento da leitura, seja para dar aquela força na decoração, o abajur faz toda a diferença onde é instalado. E para deixá-lo com a sua cara, basta trocar as cúpulas e ter um abajur que exprima sua personalidade. Confira, abaixo, como escolher a peça ideal de acordo com o tamanho do seu abajur:

1. Confira as medidas

Antes de comprar uma nova cúpula, verifique as medidas da base do abajur e a altura da lâmpada. O tamanho da sombra deve ser, pelo menos, duas vezes maior que o comprimento da base.

2. Cheque a sombra

Além de atentar-se para o tamanho da base do abajur e da altura da luminária, é importante verificar se a sombra da cúpula irá ocupar o espaço de 1/3 da altura da lâmpada.

Mas o que isso significa na prática? Se você possuir um abajur com base de 15 centímetros, por exemplo, a sombra deve ter, pelo menos, 30 centímetros de largura. E se a altura total da lâmpada (incluindo a harpa) for de 60 centímetros, a sombra deve ter ao menos 20 centímetros de altura.

Fonte: Casa Claudia