Batom líquido X cremoso: saiba as diferenças

Entre os anos 80 e 90, a grande febre foram os batom cremosos. Já atualmente, vivemos numa época em que todas as marcas estão lançando versões líquidas de seus produtos. Cada um possui desses produtos possui características distintas e são adequados para diferentes tipos de pele. Hoje, vamos explicar quais as suas diferenças, como aplicar cada um - e, se ler até o final, ainda explicamos como transformar um batom matte em cintilante e vice-versa!

Na imagem, o batom líquido (esquerda) e cremoso (direita) da marca Jeffree Star, ambos na mesma tonalidade: "Unicorn Blood". Note como o líquido é muito mais seco, matte e pigmentado, enquanto o cremoso é acetinado, hidratante e acaba ficando mais claro na boca pela menor pigmentação!

Na imagem, o batom líquido (esquerda) e cremoso (direita) da marca Jeffree Star, ambos na mesma tonalidade: "Unicorn Blood".
Note como o líquido é muito mais seco, matte e pigmentado, enquanto o cremoso é acetinado, hidratante e acaba ficando mais claro na boca pela menor pigmentação!

BATOM CREMOSO

Este é um clássico no mundo da make. Sua principal característica é a hidratação: dificilmente os lábios terão aparência de ressecados durante o uso deste produto. Ele também é muito mais prático de aplicar, mas é preciso ser cuidadosa: sua fórmula torna ele mais fácil de escorrer, acumular nas laterais ou nas rugas ao redor dos lábios. 

A dica para evitar tudo isso? Primeiramente, use um lápis de boca para contornar! Ele ajudará na fixação e evitará acidentes. Você também pode aplicar corretivo ao redor dos lábios ou nos cantinhos nos quais o batom costuma escorrer. 

Ele é adequado para todos os tipos de pele, especialmente para as maduras, por devolver o viço e o brilho dos lábios, além de não ressecarem.

BATOM LÍQUIDO

Hoje em dia, ele é sucesso entre as fashionistas e as aficcionadas por cosméticos. Eles são mais conhecidos pelo efeito matte (ou seja, seco) - mas já existem opções no mercado com texturas mais acetinadas. Eles são extremamente secos, ou seja, é de extrema importância ter uma rotina cuidadosa de hidratação dos lábios. Em contrapartida, a duração deles é muito maior, resistindo noites inteiras e, às vezes, até mesmo seguram a pigmentação mesmo enquanto comendo ou bebendo. Por conta do aspecto matte, suas cores são muito mais intensas, mas se tornam discretas pela falta de brilho. 

A dica para não ressecar os lábios nem craquelar o batom é aplicar um bom hidratante 30 minutos antes do batom. Em casos extremos, vale a pena esfoliar os lábios com produtos específicos - ou até mesmo com açucar e mel - para se livrar da pele morta. Ah, aqui também vale a dica do lápis de boca antes do batom: eles ajudam a não borrar.

Por ser um produto muito seco, é mais recomendando para peles jovens.

COMO TRANSFORMAR UM BATOM MATTE EM CREMOSO?

Se você quer as cores fortes do batom matte mas não abre mão do aspecto natural e hidratado, após aplicar o batom e ele estiver seco, use um pouco de hidratante labial ou gloss por cima para um efeito cremoso!

COMO TRANSFORMAR UM BATOM CREMOSO EM MATTE?

Aqui, a dica é utilizar um pó translúcido após a aplicação do batom. Ele trará o efeito matte sem modificar a cor. Mas atenção: o pó deve ser translúcido, sem cor, ok?