Saiba como cuidar dos cabelos no inverno

Os cabelos precisam de cuidados especiais durante todas as estações do ano. No entanto, a atenção precisa ser redobrada no inverno. Devido às baixas temperaturas, as pessoas costumam tomar banho quente, hábito que retira o óleo do couro cabeludo, que tem a função de lubrificar e proteger naturalmente os fios.  Sem o óleo natural, o cabelo tende a ficar com o aspecto quebradiço, ressecado e com pontas duplas. Em muitos casos, o organismo acaba entendendo que é preciso repor a oleosidade, fazendo com que os cabelos fiquem com a aparência engordurada.   

Para saber como manter os cabelos hidratados e saudáveis quando o frio chega, conversamos com o hair stylist Tiago Bensi, profissional do nosso Studium Maison, que explicou os procedimentos utilizados para restaurar os fios danificados e deixá-los prontos para o verão.

“O inverno é um período em que as pessoas vão menos à praia e à piscina, então é época ideal para resgatar a hidratação do cabelo”, lembrou o cabeleireiro. “Trabalhamos com os tratamentos Redken, Nioxin, Power light, Wella e Braé. A hidratação é feita através do tratamento com laser Power Light, da Donatti. Já o tratamento Redken, que é feito pela cauterização a frio, é totalmente personalizado pelo profissional para cada tipo de cabelo. O da Wella é indicado para todos os tipos de cabelo, em especial o ‘oil reflections’, que tira o ressecamento do dos fios tratando através dos óleos especiais, que trazem mais nutrição sem deixar o cabelo pesado”, completou.

O profissional revelou a criação de um cronograma capilar, que consegue reconstruir o cabelo que sofreu danos em apenas quatro sessões. “Cada tratamento tem um cronograma personalizado para cada tipo de situação. Uma vez realizado o cronograma, não há necessidade de refazê-lo, pois ele consegue resgatar todo o cabelo, sem que seja necessário outro tipo de intervenção”. O cronograma capilar é a melhor indicação para deixar os cabelos saudáveis e bem cuidados, "pois faz a reposição dos nutrientes necessários ideais para preparar o cabelo para o verão", contou Tiago Bensi.

Outro recurso utilizado no Studium Maison na recuperação dos fios é o Micro Mist - equipamento utilizado para tratar de cabelos danificados - que utiliza vibrações ultrassônicas, emitindo uma grande quantidade de partículas microscópicas de água que penetram profundamente nos folículos capilares. Após o tratamento, é aplicado o ar de refrigeração para reforçar a fixação dos agentes de tratamento. "Ele potencializa e facilita o tratamento de forma mais profunda", explicou o cabeleireiro.

Além dos tratamentos realizados no salão, há algumas dicas básicas que podem ser realizadas em casa. Confira:

Temperatura da água

A hidratação consiste em manter a umidade dentro dos fios. Portanto, para que isso aconteça, as cutículas devem ser bem seladas, e para selá-las é importante finalizar o cabelo com morna ou fria. Atenção, nunca usar água quente, pois o efeito é o contrário: estimula a oleosidade, aumenta a queda e o ressecamento dos fios.

Reidratar o cabelo

Máscaras compostas repõem os nutrientes que o cabelo precisa para estar sempre saudável. A hidratação dos fios, no mínimo uma vez por semana, é regra para quem quer manter os fios cheios de vida.

Hidratar de dentro para fora

Sim, quanto mais líquido você ingerir no seu dia a dia, melhor será a aparência do seu cabelo e da sua pele. Isso acontece porque quanto maior for a quantidade de líquido ingerida por dia, melhor o seu organismo trabalhará e transportará os nutrientes e vitaminas pelo seu corpo.

Finalizadores para proteger seu cabelo

Somos expostos aos danos externos como ar condicionado, sol, ar seco ou úmido, poeira, poluição, vento... Para proteger os cabelos desses fatores externos e criar uma barreira, existem produtos como Leave-in, creme para pentear, protetor solar para cabelos e reparador de ponta.

Equipe A Maison