O que é melhor para saúde: o banho de noite ou pela manhã?

Uma pergunta que passa pela cabeça de vários brasileiros: o que é melhor? Tomar banho pela manhã ou pela noite? Bom, os cientistas finalmente estudaram a diferença entre os dois e nos trouxeram respostas!

BANHO NOTURNO

De acordo com estudos, tomar um banho quente antes de se deitar pode te ajudar a dormir melhor. A conexão entre o sono e o banho tem a ver com a temperatura do corpo, que ajuda a regular seu ritmo cardíaco. A temperatura corporal é maior durante a manhã e a tarde, começando a esfriar de noite, o que causa a sensação do sono. O banho vai fazer a temperatura do seu corpo aumentar e abaixar logo em seguida, mandando sinais de que chegou a hora de dormir, facilitando o sono. O ideal é se banhar entre 60 e 90 minutos antes de ir para a cama. 

BANHO MATINAL

Os banhos matinais também tem suas vantagens! É de conhecimento científico que eles ajudam a "acordar" a criatividade. Evidências mostram que "descobertas criativas" ocorrem depois de um período de incubação - ou seja, após o descanso da mente.  Se você tem algum problema e precisa de uma solução fora da caixa, o melhor a fazer é parar de pensar nele por um tempo. E o banho é um ótimo local para divagar! Lá, sua mente está tanto relaxada quanto alerta. A água tem um efeito relaxante e cancela outros estímulos externos, dando espaço suficiente para novas ideias surgirem. Ah, e uma curiosidade extra: para quem se barbeia ou faz depilação com gilete, os banhos matinais são melhores, pois é quando o corpo possui melhores condições para se cicatrizar!

VEREDITO FINAL?

Como tudo na vida... A resposta depende do seu objetivo! Se seu problema maior é a insônia, o banho noturno pode te ajudar. Mas se seu foco é o desenvolvimento da criatividade, aposte no banho matinal!