Escandinávia à brasileira

A Escandinávia é uma região do norte da Europa que abrange três países: a Dinamarca, a Suécia e a Noruega. Entre 2015 e 2017, houve um aumento de 80% nas buscas sobre o país vindas aqui do Brasil, de acordo com o Google. O motivo? Seu estilo de decoração.

O universo nórdico virou inspiração para muitos arquitetos e designers brasileiros, se estabelecendo como uma verdadeira tendência de decoração. Os ambientes escandinavos são caracterizados pelo minimalismo: pouca ornamentação, paredes brancas, silhuetas simples, móveis rústicos, folhagens e acessórios coloridos que rompem com a sobriedade. Também são comuns lâmpadas penduradas pelo próprio fio, quadros propositalmente desorganizados ou encostados no chão e detalhes que misturam madeira e metal.

Todos estes elementos tem uma explicação dentro da cultura destes países tão frios: ao norte, é comum que o Sol não surja ao longo de vários meses, e por isso tentam trazer claridade para as casas através da paleta de cores. Diante do clima, o povo escandinavo tradicionalmente opta por convidar amigos para casa, o que resulta em salas super aconchegantes. É justamente esse ar simples, despretensioso e convidativo que encantou nossos arquitetos e designers de interiores. Ronald Sasson, um dos designers que você encontra n'A Maison Home, é fã declarado do estilo – clique aqui para saber mais.

Confira nossa galeria de fotos e inspire-se!